Morte fetal

A morte fetal é a morte de um bebê até 20 semanas após o início da gravidez.

O que causa a morte fetal?

A morte fetal pode ser causada por muitas coisas, como:

  • Diabetes ou pressão arterial elevada na mãe

  • Uma infecção na mãe ou no bebê

  • Defeitos congênitos devido a problemas genéticos ou outras causas

  • Restrição do crescimento fetal

  • Mãe e bebê com proteínas sanguíneas incompatíveis (doença de Rh)

  • Um problema com o cordão umbilical. Pode ser um nó, um cordão muito apertado ou um cordão enrolado ao redor do corpo ou do pescoço do bebê. Pode ser o cordão passando através do colo do útero aberto após a ruptura das membranas Isso é chamado de prolapso do cordão umbilical.

  • Um problema com a placenta. Pode ser um fornecimento de sangue insuficiente. Pode ser uma placenta compartilhada entre gêmeos (transfusão entre gêmeos).

Sintomas de morte fetal

Alguns sintomas de morte fetal podem incluir:

  • O bebê parar de se movimentar

  • Sangramento leve a intenso

  • Bebê sem batimentos cardíacos quando examinado com um estetoscópio ou no ultrassom

Diagnóstico de morte fetal

A morte fetal é diagnosticada com um exame de ultrassom. O exame mostra a ausência de movimento e de batimentos cardíacos do bebê. O exame de ultrassom também pode ajudar o profissional de saúde a entender por que o bebê morreu. Exames de sangue também podem ser feitos para verificar o que causou a morte fetal. A placenta e o bebê podem ser examinados após o parto para entender melhor a causa.

Cuidados maternos após natimorto

O tratamento de uma mulher após o natimorto varia. Depende de fatores, como o tempo que o bebê está no útero, o tamanho do bebê e quanto tempo passou desde que os batimentos cardíacos pararam. O tratamento pode envolver um dos seguintes métodos:

  • Esperar que o trabalho de parto aconteça naturalmente

  • Dilatação do colo do útero e uso de ferramentas para permitir parto do bebê

  • Induzir o trabalho de parto usando um medicamento que dilata o colo do útero e provoca contrações no útero para permitir o parto do bebê

  • Raramente o parto ocorre por meio de uma cesariana. Ela pode ser realizada quando a vida da mãe estiver em risco e o parto vaginal não puder ser feito com segurança.

Como lidar com a morte fetal

A morte fetal é muito difícil para os pais. O evento também pode ser difícil para outros membros da família. Pode ser mais perturbador do que um aborto espontâneo precoce. Isso ocorre porque a mãe sentiu o bebê se mexer. Pode ser muito difícil passar pelo parto e não ter um bebê para levar para casa. É importante aconselhamento para todas as mães e pais que lidam com a morte fetal. Pode ajudar a entender seus sentimentos. Pode ajudar a começar seu trabalho de luto. Peça ao seu profissional de saúde um encaminhamento para um conselheiro que tenha experiência em perdas durante a gravidez.

O processo de luto pela perda do seu bebê

Dê um tempo para processar o luto pela perda de seu bebê. Há coisas que podem ajudar a passar pelo processo de sofrimento. Você pode querer segurar e tocar o bebê. Em uma sala particular, uma enfermeira ou conselheiro levará o bebê até você, enrolado em um cobertor. Isso pode dar a você uma lembrança real de seu bebê. Ver seu bebê pode ser útil quando há um defeito congênito. Às vezes, os pais podem imaginar um defeito congênito muito pior que o problema real. Você também pode querer tirar fotos, registrar as pegadas de seu bebê ou cortar uma mecha de cabelo para guardar. Talvez você queira fazer um velório ou funeral como memória de seu bebê. Isso também pode ajudar amigos e outros familiares a entender a perda que você teve.

Aprender mais sobre a causa da morte

Alguns pais podem querer saber mais sobre a causa da morte do bebê. Uma autópsia ou testes genéticos e cromossômicos especiais podem ser opções. Converse com o profissional de saúde. Os resultados podem ser compartilhados em uma consulta com o profissional da saúde algumas semanas depois. A autópsia não impede que você possa ver ou segurar o bebê. Ela pode ser feito antes de um funeral.

Quando ligar para o seu profissional da saúde

Ligue para o seu profissional de saúde imediatamente se você apresentar qualquer um destes sintomas:

  • Febre de 100,4 °F (38 °C) ou superior, ou conforme aconselhado

  • Dor ou sangramento

  • Sintomas de depressão

  • Outros sintomas, conforme recomendado

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.