Related Reading
Search Clinical Content Search Health Library
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z A-Z Listings

Como dar mamadeira

Recém-nascidos precisam de nutrição e muito amor. Essas são coisas que você pode proporcionar enquanto dá de mamar. Tanto leite materno quanto fórmula podem ser dados ao bebê em uma mamadeira.

Mãe alimentando recém-nascido com uma mamadeira.
Lembre-se de colocar o bico sobre a língua e dentro da boca do bebê.

Dica de segurança

Você não precisa aquecer o leite materno ou fórmula antes de dá-lo ao bebê. Se quiser aquecer o leite materno ou fórmula, nunca use um micro-ondas. O micro-ondas aquece de forma desigual. O leite quente pode queimar a boca do bebê. Em vez disso, esquente a mamadeira, colocando-a em uma tigela com água morna (não quente). Usar água quente para aquecer o leite materno ou fórmula pode queimar a boca ou a garganta do bebê. O excesso de calor também pode destruir partes do leite materno que são saudáveis para o bebê. Para verificar a temperatura do leite, pingue algumas gotas no seu pulso. Certifique-se de que não esteja quente demais antes de dar ao bebê.

Cuidados com a mamadeira

Seja para dar leite materno ou fórmula, as mamadeiras, bicos e utensílios usados para preparar a bebida devem estar limpos. Abaixo, algumas sugestões de cuidados com a mamadeira. Porém, converse com o seu médico sobre como cuidar da mamadeira:

  • Lave as mãos com água corrente limpa antes de misturar a fórmula com água, encher a mamadeira ou dar a mamadeira. Faça isso sempre. Se não tiver sabonete e água disponíveis, use um antisséptico para as mãos à base de álcool.

  • Lave as mamadeiras de vidro e bicos na lava-louça. Use a opção de água quente com ciclo de secagem a quente. Ou lave as mamadeiras e bicos com água quente com detergente. Lembre-se de enxaguar totalmente. Caso não tenha uma lava-louça, ferva tudo em água por 5 minutos para higienizar. Espere esfriar antes de usar.

  • Todas as partes da mamadeira precisam estar totalmente secas antes que ela seja montada e guardada. Isso evita mofo.

  • Caso use mamadeiras de plástico com revestimento descartável, ainda assim é necessário verificar se as mamadeiras e os bicos estão limpos.

  • Guarde as mamadeiras limpas e sem uso com a tampa encaixada. Isso ajuda a manter os bicos limpos.

Fatos sobre a fórmula

A maioria das fórmulas infantis são feitas com leite de vaca. Todas as fórmulas usadas devem incluir ferro. Certifique-se de procurar uma marca que contenha ferro. Converse sobre a sua escolha de fórmula com o médico do bebê. Isso serve para garantir que seja a melhor opção para o bebê.

Fórmula pronta para consumo

As fórmulas prontas para consumo são os mais fáceis de usar, mas também as mais caras. As marcas mais famosas custam mais que as marcas próprias dos supermercados, pois as empresas maiores investem mais em publicidade.

  • Coloque a quantidade desejada da fórmula pronta para consumo em uma mamadeira limpa. Pergunte ao seu médico qual é a quantidade certa de fórmula que o bebê precisa tomar em cada amamentação.

  • Use uma fórmula pronta para consumo já aberta rapidamente ou guarde-a com segurança. Ela pode estragar se for deixada em temperatura ambiente. Ela deve ser usada imediatamente. Caso não seja usada, guarde-a na geladeira.

    • Se você não refrigerar a fórmula preparada imediatamente, use-a até 2 horas após o preparo e até 1 hora após o início da amamentação. Se o bebê não tomar tudo dentro de 1 hora, jogue fora a fórmula não consumida. 

    • Se você não começar a usar a fórmula preparada dentro de 2 horas, coloque a mamadeira na geladeira imediatamente. Ela só pode ser guardada por 24 horas. Depois disso, ela precisa ser jogada fora.

  • Você pode encher mamadeiras com a fórmula até 24 horas antes da amamentação. O preparo deve ser guardado na geladeira até quando for usado. 

Fórmulas líquidas concentradas

As fórmulas líquidas concentradas precisam ser misturadas com água antes do uso. Siga as instruções exatamente como mostradas na lata. Uma quantidade maior ou menor de água pode ser prejudicial ao bebê. Siga essas dicas:

  • Use água da torneira com flúor após fervida e esfriada. Ou use água destilada engarrafada.

  • Despeje a lata inteira da fórmula líquida concentrada em uma jarra transparente.

  • Encha a lata de água até o topo e adicione-a à jarra. Misture bem.

  • Despeje a quantidade desejada da fórmula na mamadeira limpa.

  • Guarde a jarra com a fórmula misturada na geladeira. Ela só pode ficar guardada por até 24 horas. Se não for refrigerada, a fórmula só é segura para consumo se ficar em temperatura ambiente por 1 hora. Depois disso, ela precisa ser jogada fora. 

  • Pergunte ao seu médico qual é a quantidade certa de fórmula que o bebê precisa tomar em cada amamentação.

Fórmulas em pó concentradas

As fórmulas em pó precisam ser misturadas com água antes do uso. As fórmulas líquidas não contêm germes (são estéreis). Porém, as fórmulas em pó podem ser contaminadas com germes (bactérias) quando você começa a preparar uma mamadeira ou quando as guarda. Siga estas dicas para proteger o bebê contra doenças causadas por esses germes:

  • A fórmulas em pó concentradas precisam ser misturadas com água limpa de uma fonte segura. Pode ser água destilada engarrafada ou água da torneira com flúor fervida. Se não souber ao certo se a água da sua torneira é segura para o preparo de mamadeiras, ligue para o departamento local de saúde ou água.

  • Lave e seque a parte de cima da lata da fórmula antes de abri-la. Lembre-se de que abridores de latas, colheres e outros utensílios usados para preparar mamadeiras precisam estar limpos.

  • Não misture a fórmula com água até o momento de dar a mamadeira.

  • Coloque a quantidade certa de água na mamadeira. Em seguida, coloque a quantidade certa de fórmula em pó. É importante colocar a água primeiro. Colocar a fórmula primeiro pode deixar a bebida forte demais e causar constipação.

  • Misture bem a água e a fórmula.

  • Caso não esteja planejando usar a fórmula preparada imediatamente, coloque-a na geladeira e use-a dentro de 24 horas.

  • É importante manter o pó seco na lata da fórmula limpa para prevenir o crescimento de bactérias.

  • Pergunte ao seu médico qual é a quantidade certa de fórmula que o bebê precisa tomar em cada amamentação.

Como segurar o bebê e a mamadeira

Para segurar o bebê e dar de mamar, siga estas dicas:

  • Deite o bebê no seu braço, segurando a cabeça do bebê levemente acima da parte inferior do corpo.

  • Usar a posição correta pode reduzir a chance de o bebê engasgar.

  • Faça carinho no lábio inferior do bebê. Quando o bebê abrir a boca, coloque o bico sobre a língua e sinta o bebê sugando o bico para dentro da boca.

  • Incline a mamadeira levemente, de modo que o bico fique cheio de leite. Então, o bebê começará a sugar o leite do bico. Se o bebê engasgar ou tiver dificuldade para “acompanhar” o fluxo, incline o bico até que fique sem leite. Isso dá ao bebê um momento para respirar e “recuperar” o fluxo da amamentação. É importante que a amamentação aconteça no ritmo do bebê, sem pressa.

  • Por motivos de segurança, nunca deixe a mamadeira em um apoio. O bebê pode engasgar se for deixado sozinho com uma mamadeira sobre um apoio. Apoiar mamadeiras também pode aumentar o risco de infecções de ouvido e cáries dentárias.

  • Amamentar o bebê pode ser um momento de fortalecimento da relação e geração de confiança. Segure o bebê perto do seu corpo, faça contato visual e converse com o bebê. Essas são formas importantes de ajudá-lo a desenvolver-se.

  • Não deixe que o bebê durma durante a amamentação. Isso pode causar cáries dentárias quando ele estiver mais velho.

Se o bebê demonstrar fome, mas não estiver comendo bem, você pode experimentar um bico de outro formato. Você também pode verificar a abertura do bico. Alguns bebês preferem um fluxo mais rápido de leite. Eles ficam frustrados quando o fluxo está fraco demais. Se o bebê estiver engasgando ou se afogando, talvez você precise de um bico com abertura menor. Uma abertura menor reduz o fluxo.

Experimente ambos os tipos de bico. Deixe que o bebê escolha que bico é melhor para ele.

Fazendo o bebê arrotar

É fácil para os bebês engolirem ar durante a amamentação. Arrotar ajuda o seu bebê a liberar esse ar. Algumas dicas para fazer o bebê arrotar:

  • Faça o bebê arrotar quando ele ficar agitado, tentar fugir do bico ou sugar o leite mais lentamente. Isso geralmente ocorre a cada 15 a 30 mL de fórmula tomado e quando o bebê está satisfeito.

  • Para fazer o bebê arrotar, coloque-o sentado enquanto segura a mandíbula dele, deitado de bruços no seu colo ou em pé com a barriga no seu ombro.

Não amamente demais

Siga estas dicas para não amamentar demais o bebê:

  • Não amamente demais nem force o bebê a terminar a mamadeira se ele demonstrar sinais de que está satisfeito. Isso pode levar o bebê a comer mais que o necessário e pode causar irritação. Faça o bebê arrotar várias vezes durante e após a amamentação. Isso permitirá a passagem de gases. E também ajuda a espaçar as amamentações e aumenta o tempo de digestão.

  • Mantenha seu bebê em posição vertical durante a amamentação e por 20-30 minutos após cada amamentação.

  • Aguarde pelo menos 2 a 3 horas entre as amamentações, para que o estômago do bebê esvazie. Ou dê quantidades menores com uma frequência maior.

Sinais para amamentar

  • Não espere o bebê chorar para amamentá-lo. Chorar é um sinal tardio de que o bebê está pronto para ser amamentado.

  • Seu bebê está pronto para ser amamentado quando começa a tremer os olhos e mover as mãos até a boca ao acordar.

  • Respeite os sinais de que o bebê está satisfeito. Por exemplo, soltar a mamadeira, virar a cabeça, demonstrar sono ou parar de beber o leite.

Ofereça uma chupeta se o bebê estiver indicando que quer continuar sugando após terminar de tomar a quantidade recomendada pelo médico. Os bebês gostam do movimento de sucção. Porém, bebês que crescem com mamadeira podem ser amamentados rápido demais, não sobrando tempo de sucção suficiente.

© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.
Powered by
Disclaimer