Entendendo a sepse
A sepse é um problema de risco à vida que afeta os órgãos. Ela pode ocorrer em caso de infecção grave. Na maioria das vezes, é causada por bactérias. A gravidade varia de sepse a sepse grave ao choque séptico. Todas são uma emergência médica. Elas precisam ser tratadas imediatamente.
O que é sepse?
A sepse é quando o corpo reage a uma infecção com uma inflamação grave. Ela pode ser causada por bactéria, fungo ou vírus. A sepse pode causar vários tipos de problema no corpo. Ela pode causar pressão baixa grave (choque). E pode causar insuficiência dos órgãos. Se não for tratada, isso pode levar à morte.
A sepse é mais comum em:
-
Adultos acima de 65 anos
-
Pacientes em unidades de terapia intensiva (UTIs)
-
Pessoas com acesso venoso central ou sonda urinária
-
Pessoas com uma infecção no sangue (bacteremia), pneumonia, meningite ou infecção do trato urinário
-
Pessoas com alguns tipos de câncer, diabetes ou doenças renais ou hepáticas de longa duração
-
Pessoas com doenças do sistema imune, como HIV ou AIDS
-
Pessoas que foram submetidas a um transplante de órgão, de medula óssea ou de células-tronco
-
Pessoas que estão tomando medicamentos que afetam o sistema imune
-
Pessoas em tratamento com medicamentos quimioterápicos, esteroides ou radiação
-
Pessoas com ferimentos graves, incluindo queimaduras
Sintomas de sepse
Os sintomas de sepse podem incluir:
-
Calafrios e tremores
-
Febre alta
-
Pressão arterial baixa
-
Frequência cardíaca rápida
-
Respiração rápida
-
Falta de ar
-
Náusea intensa ou vômito descontrolado
-
Confusão
-
Incapacidade de permanecer desperto ou consciente (coma)
-
Tontura
-
Micção reduzida
-
Dor intensa, incluindo nas costas ou nas articulações
Como diagnosticar a sepse
Se o médico achar que você pode estar com sepse, você será internado. Serão feitos exames. Você pode ter que fazer exames de sangue e urina. Você pode fazer culturas e outros exames para descobrir a causa da sepse. Esses exames buscam bactérias, vírus e fungos. Outros exames podem verificar se há problemas com seus órgãos. Você pode fazer radiografias ou outros exames de imagem. Esses exames podem ser realizados para observar seus órgãos e encontrar a origem da infecção.
Como tratar a sepse
Todas essas formas de sepse são uma emergência médica. Elas devem ser tratadas no hospital, muitas vezes, na unidade de terapia intensiva (UTI). Se você tiver sepse, o médico administrará antibióticos por meio de um tubo fino e flexível (IV). Ele é colocado em uma veia do braço ou em outro local do corpo. Você também receberá uma grande quantidade de fluidos por via intravenosa. Você também pode receber alimentação ou outros medicamentos por via intravenosa.
Seu médico explicará a você os outros tratamentos que podem ser necessários. Eles podem incluir máscara de oxigênio ou ventilador para ajudar na respiração. Pode incluir medicamentos que aumentam a pressão arterial. Você pode precisar de diálise para insuficiência renal. O tratamento pode durar pelo menos de 7 a 10 dias. Mesmo com um tratamento intensivo, a sepse pode levar à morte.
© 2000-2025 The StayWell Company, LLC. All rights reserved. This information is not intended as a substitute for professional medical care. Always follow your healthcare professional's instructions.