Pressão arterial alta estabelecida
A pressão alta (hipertensão arterial) é uma doença de longo prazo (crônica). Muitas vezes, os profissionais de saúde não sabem o que a causa. Mas ela pode ser causada por certos problemas de saúde e medicamentos.
Caso você tenha hipertensão arterial, você pode não ter nenhum sintoma. Caso você tenha sintomas, eles podem incluir:
-
Dores de cabeça.
-
Tontura.
-
Alterações na visão.
-
Dor no peito.
-
Falta de ar.
Mas mesmo sem sintomas, hipertensão arterial não tratada aumenta o risco de ataque cardíaco, insuficiência cardíaca, doença renal e AVC. A hipertensão arterial é um risco grave à saúde e não deve ser ignorada.
As medições da pressão arterial são dadas com dois números. A pressão arterial sistólica é o número maior. Essa é a pressão quando o coração se contrai. A pressão arterial diastólica é o número menor. Essa é a pressão quando o coração relaxa entre os batimentos. Você verá as suas leituras de pressão arterial escritas juntas. Por exemplo, uma pessoa com pressão sistólica de 118 e pressão diastólica de 78 terá 118/78 escrito no prontuário médico.
A pressão arterial é classificada como normal, elevada ou hipertensão arterial em estágio 1 ou estágio 2:
-
Pressão arterial normal. Sistólica de menos de 120 e diastólica de menos de 80 (120/80).
-
Pressão arterial elevada. Sistólica de 120 a 129 e diastólica inferior a 80.
-
Hipertensão arterial em estágio 1. Sistólica é de 130 a 139 ou diastólica entre 80 e 89.
-
Hipertensão arterial em estágio 2. Sistólica a partir de 140 ou diastólica a partir de 90.
Cuidados em casa
Caso você tenha hipertensão arterial, siga estas diretrizes de cuidados em casa para ajudar a baixar a pressão arterial. Caso você esteja tomando medicamentos para hipertensão arterial, esses métodos podem reduzir ou acabar com a necessidade de medicamentos no futuro.
-
Iniciar um programa de perda de peso se você estiver acima do peso.
-
Reduzir a quantidade de sal que entra na sua dieta. Veja como fazer isso:
-
Não comer alimentos que têm muito sal. Esses incluem azeitonas, conservas, carnes defumadas e batata chips salgada.
-
Não adicionar sal à comida na mesa.
-
Usar apenas pequenas quantidades de sal ao cozinhar.
-
Iniciar um programa de exercícios. Converse com o seu profissional de saúde sobre o tipo de programa de exercício físico que é melhor para você. Não precisa ser difícil. Até mesmo uma caminhada rápida por 20 minutos, 3 vezes por semana, é uma boa forma de exercício físico.
-
Não tomar medicamentos que estimulem o coração. Isso inclui muitos medicamentos para resfriados e descongestionantes, em comprimido e spray, de venda livre, bem como pílulas dietéticas. Verificar os alertas sobre hipertensão arterial no rótulo. Antes de comprar qualquer medicamento de venda livre ou suplementos, sempre pergunte ao farmacêutico sobre uma possível interação do produto com a sua hipertensão arterial e com os medicamentos para hipertensão arterial.
-
Estimulantes, como anfetamina ou cocaína, podem ser mortais para alguém com hipertensão arterial. Nunca tome esses.
-
Limitar a quantidade de cafeína que entra na dieta. Mudar para produtos sem cafeína.
-
Parar de fumar. Caso você seja um tabagista de longa data, isso pode ser difícil. Converse com o seu profissional de saúde sobre medicamentos e opções de reposição de nicotina para lhe ajudar. Junte-se também a um programa para parar de fumar. Isso aumenta a probabilidade de você parar de fumar para sempre.
-
Aprenda a lidar com o estresse. Essa é uma parte importante de qualquer programa para baixar a pressão arterial. Aprenda mais sobre métodos de relaxamento, como meditação, ioga ou biofeedback.
-
Caso o seu profissional de saúde tenha prescrito medicamentos, tomá-los exatamente como indicado. Doses perdidas podem levar a pressão arterial a sair do controle.
-
Caso você perca uma dose, verifique com o seu profissional de saúde ou farmacêutico sobre o que fazer.
-
Considere comprar uma máquina automática de pressão arterial para medir a pressão arterial em casa. Pergunte ao seu profissional de saúde sobre uma recomendação. Você pode achar na maioria das farmácias.
Como usar um monitor de pressão arterial doméstico

A Associação Americana do Coração (American Heart Association) aconselha as seguintes diretrizes para monitoramento domiciliar da pressão arterial:
-
Não fumar nem beber café por 30 minutos antes de medir a pressão arterial.
-
Ir ao banheiro antes do exame.
-
Relaxar por, pelo menos, cinco minutos antes de realizar a medição.
-
Sente-se com as costas apoiadas (não se sente em um sofá ou cadeira macia). Mantenha os pés no chão descruzados. Coloque o braço sobre uma superfície plana sólida (como uma mesa) com a parte superior do braço no nível do coração. Coloque o meio do manguito diretamente acima da dobra do cotovelo. Não faça as medições sobre a roupa. Verificar o manual de instruções do monitor para uma ilustração.
-
Faça várias leituras. Ao medir, faça duas a três leituras com um minuto de intervalo e registre todos os resultados.
-
Medir a pressão arterial no mesmo horário todos os dias, ou de acordo com as orientações do seu profissional de saúde.
-
Registrar a data, a hora e a leitura da pressão arterial.
-
Levar o registro com você na sua próxima visita médica. Caso o monitor de pressão arterial tenha uma memória, simplesmente leve o monitor com você na sua próxima visita.
-
Ligue para o seu profissional de saúde se você apresentar várias leituras altas. Não se assuste com uma única leitura de pressão arterial alta. Mas se você apresentar algumas leituras altas, verifique com o seu profissional de saúde.
Acompanhamento
Você precisará ver o seu profissional de saúde regularmente. Isso é feito para verificar a pressão arterial e fazer alterações em seus medicamentos. Marcar uma visita de acompanhamento conforme indicado. Trazer o registro de suas leituras em casa da pressão arterial para a visita.
Ligar para 911
Ligar para 911 se você apresentar algum dos seguintes:
Quando procurar orientação médica
Ligue para o seu profissional de saúde ou procure assistência médica imediatamente se apresentar:
-
Pressão arterial de 180/120 ou superior, sem outros sintomas.
-
Zumbido latejante ou de pressão nos ouvidos.
-
Sangramento nasal.
-
Tontura ou sensação de giro (vertigem) leve ou intermitente.